APRENDER COM A LAGARTA COMILONA.


Na semana da alimentação,  a história da «Lagarta Comilona», serviu de suporte para a  sensibilização  de uma alimentação saudável.
Serviu contudo,  para trabalhar as diferentes áreas e domínios.

Utilizamos cartão, contornamos círculos
 e fizemos a sequência da história.


Aprendemos os dias da semana com a lagartinha.
Contamos e recontamos várias vezes esta história.
Partilhamos com os amigos da turma B 

e com os amigos da EB da Devesinha.
Linguagem oral

Recitamos várias vezes individual e em grupo, 

este poema sobre  a alimentação saudável:
Sou pequenino(a) mas já sei escolher

Os bons alimentos para bem viver.

Para ter saúde, eu quero comer

Carne, peixe e ovos e  leite beber.

Eu quero crescer, ser um valentão,
Como hortaliças fruta, queijo e pão.
Antes de comer,  as mãos vou lavar
E os meus dentinhos, antes de deitar...

Abordagem à escrita e novas tecnologias

Copiamos o nosso nome e o da lagarta comilona no computador.

No dia da alimentação fizemos uma lagartinha com fruta.
 Enfiamos frutas no espeto seguindo uma ordem sequencial.
Conhecimento do Mundo

Fizemos um jogo com alimentos de faz de conta. 
Fizemos dois grupos. O grupo dos alimentos saudáveis e os não  saudáveis.
Registamos o resultado.

No dia Mundial dos diabetes
fizemos uma ementa saudável .
Escolhemos os alimentos para uma ementa saudável.

Procuramos os alimentos em revistas e montamos a ementa.
Escrevemos no computador as refeições do dia.
(Pequeno almoço, almoço , lanche e jantar).
Fizemos a mesma individualmente e levamos para casa.
(Atividade dos finalistas).
Expressão plástica
Fizemos lagartinhas reutilizando caixas de ovos.

Com  plasticina.


Expressão plástica.
 Afixamos as lagartinhas que fizemos na parede da entrada da nossa sala.
A família participou enviando caixas de ovos.
Domínio da matemática



 Aprendemos a contar e a associar o número à quantidade
 de fruta que a lagarta comeu por dia.
A fazer sequências de cores e a fazer grafismos,
 contornando os círculos da lagarta.
O mesmo no quadro magnético.

Procuramos os frutos que escolhemos na Internet.
Imprimimos, colorimos, picotamos e colamos num cartão
.

Expressão musical - Cantamos várias vezes a canção dos frutos.

Descobrimos palavras que rimam e criamos três quadras para mais três três frutos à escolha.

Refrão - Oh maça...maça... oh maça limão
E todas as frutas e todas as frutas
                       Que boas que são.....( Música oh malhão ,,, malhão..)


Eu sou o kiwi, muito verdinho
Quando vou p´ra mesa,  quando vou  p`ra mesa
vou num instantinho.

Sou a melancia, muito vermelhinha
Quando estás com sede, quando estás com sede
Sou muito fresquinha.

Eu sou a pêra muito amarelinha,
Quando estou madura, quando estou madura
Sou muito doçinha...

Conhecimento do Mundo

Metamorfose da borboleta .

Expressão motora 

 Fizemos uma lagarta com arcos e blocos no exterior.
Com eles  fizemos vários exercícios de coordenação motora.


J.I. Campo da Vinha
Turma A

Sem comentários: